Testemunhos e lições aprendidas sobre o Confinamento

Leia o testemunho de alunos da NOVA e perceba que mensagem está implícita nos seus depoimentos

A recente pandemia de Covid-19 veio abalar os alicerces das relações que, diariamente, desenvolvemos com o mundo exterior, obrigando-nos a desligar de algo que conhecíamos tão bem.

Foi também este vírus que alterou as relações que estabelecemos com o nosso eu interior, forçando-nos a consumir mais tempo connosco, o que se revelou um desafio para muitos. Enquanto que poderíamos encarar esta nova realidade como uma oportunidade para nos conhecermos, o ser social que em nós existe e que não foi feito para estar fechado, fez aumentar os casos de stress, depressão e ansiedade em plena pandemia. Tais números constituem uma razão acrescida para a importância da discussão da saúde mental. O que se pretende com este formulário é a partilha de testemunhos estudantis (anónimos) sobre o impacto que a Covid-19 trouxe à saúde mental dos estudantes.

Ana Teixeira, estudante de Direito da NOVA Law SU

É uma pandemia Global, é assustador e algo que nunca vivemos. Mas também é importante perceber que é normal que nos sintamos ansiosos.

É importante manter rotinas e a prática regular de atividade física. Podem aparecer outras rotinas que substituem as antigas, a ligação com os outros tem que ser feita de outra forma e é essencial.

É importante estar atento a sinais de stress e de tristeza. Devemos também controlar o tempo que estamos ligados às noticias sobre este fenómeno, é importante nos protegermos mas não estar constantemente a pensar de uma forma negativa.

Numa parceria entre a NOVA Law SU e o Gabinete de Psicologia dos SAS NOVA.