Surgiu como uma necessidade sentida pelos próprios alunos, concretizada através do trabalho desenvolvido pelos Serviços de Acção Social da Universidade NOVA de Lisboa, que criaram este site e disponibilizam todos os recursos para o manter
O The Bridge nasceu de uma task-force composta por alunos da NOVA SBE, focada em melhorar o bem-estar de todos os que frequentam a Universidade NOVA de Lisboa. Observando as dificuldades que os alunos encontram durante o seu percurso universitário, decidimos organizarmo-nos de modo a melhorar os apoios na área da saúde mental na nossa faculdade. Para cobrirmos a maioria dos problemas apontados pelos alunos dividimos este projeto em três vertentes: o desenvolvimento de uma campanha de sensibilização dos docentes para o tema, a criação de eventos ligados ao bem-estar e à saúde mental, de maneira a quebrar o estigma à volta do tema, e esta plataforma de apoio aos alunos.
Com este propósito em mente, surgiu uma colaboração com o Student Development Office (SDO) e com os SASNOVA para desenvolver as nossas iniciativas. Ao longo dos últimos 3 anos, com ajuda do SDO criámos a Well-being Week e sessões anuais de esclarecimento sobre saúde mental para os professores da NOVA SBE. O nosso terceiro e maior objetivo também foi finalmente concretizado através do trabalho desenvolvido pelos Serviços de Acção Social da Universidade, que criou este site e disponibilizou todos os recursos para o manter.
Por fim, queríamos deixar uma nota de agradecimento aos que passaram pelo grupo e a todos os que nos ajudaram a tirar as nossas ideias do papel. Um agradecimento especial à Drª. Edite Oliveira, Maria Nolasco e a toda a equipa do SASNOVA dedicada à construção desta plataforma.
Filipa, José, Matias e Tiago – Alunos fundadores de “The Bridge”
Destina-se a todos os estudantes da NOVA.
Optimizar e facilitar o acesso, de estudantes da NOVA, a profissionais e recursos que possam contribuir para o seu bem-estar e saúde mental.
The Bridge surgiu através de um processo de Co-criação entre estudantes da NOVA, psicólogos das várias unidades orgânicas da NOVA e uma designer multimédia. Foram desenvolvidos 4 workshops onde foram aplicadas metodologias de design thinking. Para o desenvolvimento desta plataforma contou-se também com a colaboração de profissionais dos departamentos de desporto, nutrição e comunicação da NOVA.
Estudantes da NOVA, psicólogos das várias unidades orgânicas da NOVA e uma designer multimédia
Localizados em Campolide, uma das sete colinas de Lisboa
Os Serviços de Acção Social da Universidade NOVA de Lisboa (SASNOVA) são um serviço com autonomia administrativa e financeira da Universidade NOVA de Lisboa, responsável pela acção social, através da prestação de apoios, benefícios e serviços, de modo a melhorar as possibilidades do sucesso educativo dos estudantes.