Se sentes que precisas de ajuda contacta os serviços da tua faculdade. Para mais informações clica aqui ou contacta-nos pelo chat ou por email.
O Aconselhamento é considerado uma intervenção breve focada principalmente em motivos específicos, pessoais ou académicos. Normalmente é indicado para questões associadas a tomadas de decisão (académicas e pessoais), ou relacionadas com gestão de tempo, métodos de estudo e vida académica.
O Aconselhamento oferece a oportunidade de falar com alguém imparcial e num contexto de confidencialidade. As sessões têm 45 minutos. É um espaço onde a pessoa não é julgada ou criticada e onde poderá expor qualquer tema que o preocupe com liberdade e segurança.
A psicoterapia é uma forma de ajudar as pessoas com dificuldades emocionais e problemas no âmbito da saúde mental. É um processo colaborativo entre o aluno/a e o psicólogo/a, através de uma relação de confiança, onde se identificam as questões a melhorar e se trabalham as mesmas para um melhor funcionamento pessoal e desenvolvimento do bem-estar emocional. Existem vários tipos diferentes de psicoterapia e as mesmas podem ser aplicadas consoante a problemática. Todos as intervenções psicoterapêuticas têm como finalidade última a liberdade de pensamento e a expansão da mente, bem como a promoção do bem-estar psicológico.
Segue uma breve descrição dos modelos psicoterapêuticos adotados pelas profissionais da NOVA, podes esclarecer com o teu terapeuta que abordagem ele usa na intervenção.
Este tipo de terapias intervêm nos problemas psicológicos resultantes das disfunções nos domínios cognitivos, afetivo e comportamental, com a transformação do pensamento (crenças), das emoções e das ações.
É uma terapia que decorre com os elementos da família e tem por objetivo a transformação dos processos de comunicação e os padrões de interação entre os membros da família, com vista à transformação com crescimento mental de cada elemento e de todos como um sistema em permanente transformação.
É uma psicoterapia que decorre em contexto de grupo que utiliza algumas técnicas vivenciais e de dinâmica de grupos com vista ao desenvolvimento de papéis pessoais e sociais, baseados na espontaneidade, autenticidade e criatividade.
Assenta na investigação dos processos conscientes e inconscientes com vista ao crescimento mental e expansão da consciência. Tem por foco privilegiado a análise e reconstrução das relações vividas no passado, o desmantelamento de relações não-saudáveis e o desenvolvimento de relações saudáveis.
Neste contexto, a relação com o analista é uma relação profunda, recíproca e criativa. Neste modelo, o analisando está deitado num divã fora do contacto visual do analista.
Inspira-se nos modelos psicanalíticos e pode ser mais breve, mais acelerada, menos profunda. Neste modelo, o contacto é face a face.
Utiliza técnicas protocoladas para a focalização da consciência com o objetivo de potencializar as melhores capacidades psicológicas e fisiológicas.
Utiliza técnicas protocoladas baseadas na estimulação alternada visual de modo a dessensibilizar e reprocessar memórias perturbadoras, incrementando um fluxo de associações mentais saudáveis.
Processos que visam aprofundar a tomada decisão, escolha e/ou transição de uma carreira académica e/ou profissional bem como o ambiente e o estilo de vida.
É feita uma avaliação global da pessoa através da análise dos seus interesses, motivações e aptidões bem como aspetos da personalidade. São utilizadas ferramentas que promovam o desenvolvimento pessoal e profissional num percurso de autoconhecimento.
Consideram-se Estudantes com Necessidades Educativas Especiais (Estudantes NEE) os estudantes abrangidos pelas categorias definidas pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE):
a) Categoria transnacional A (CTN. A): inclui os estudantes com deficiências ou incapacidades consideradas em termos médicos como perturbações orgânicas, atribuíveis a patologias orgânicas, por exemplo, associadas a deficiências sensoriais, motoras ou neurológicas. Considera-se que a necessidade educativa emerge primariamente de problemas atribuíveis a estas deficiências.
b) Categoria transnacional B (CTN. B): engloba estudantes com perturbações comportamentais ou emocionais ou com dificuldades de aprendizagem específicas. Considera-se que a necessidade educativa emerge primariamente de problemas na interação entre o estudante e o contexto educacional.
Os alunos que tenham o estatuto podem necessitar de um conjunto de recursos educativos particulares, durante todo ou parte do seu percurso escolar, de forma a facilitar o seu desenvolvimento académico, pessoal e socioemocional. É de salientar que estas condições podem ser permanentes ou temporárias.
Trata-se de um direito, não de um privilégio pelo que é importante adotar medidas adequadas e antidiscriminatórias, mantendo a qualidade do processo de ensino e aprendizagem.
Este programa permite aos estudantes procurarem um tutor para as unidades curriculares onde sentem necessidade de apoio para melhoria do desempenho académico. Neste sentido, no início de cada semestre são abertas as inscrições para estudantes que se voluntariam para tutores, sendo o critério ter nota igual ou superior a 14 valores na cadeira em questão. Estes tutores recebem formação antes de iniciarem o programa. É oferecido acompanhamento regular para tutores e tutorandos.
Este programa de acolhimento aos novos estudantes da Nova SBE, mais especificamente para estudantes estrangeiros e deslocados. Os estudantes voluntários tornam-se mentores e disponibilizam-se para apoiar no acesso a recursos educacionais e na integração no ambiente académico. A inscrição dos estudantes voluntários é feita no final do ano anterior e recebem formação antes da abertura do ano lectivo. No 1º dia de aulas os alunos são emparelhados nas díades e ao longo do 1º semestre é oferecido acompanhamento aos mentores e mentorados.
Este programa é para estudantes que pretendam podem fazer um programa de coaching psicológico para desenvolvimento de competências pessoais e/ou de carreira. São abordados diversos temas em função da necessidade de cada estudante, desde competências de comunicação, técnicas de entrevista, CV, entre outros.
Tem como objetivo a promoção de competências transversais, ocorre bimestralmente sob a forma de workshop e foca-se em conteúdos relativos a métodos e técnicas de estudo, trabalho de equipa, gestão de tempo, gestão de emoções e proscrastinação, coaching pessoal e académico e técnicas de autocontrolo.
O atendimento está disponível a todos os estudantes que deliberadamente ou voluntariamente solicitam apoio. Podem ser também referenciados por professores, colegas ou colaboradores da Nova SBE. Após efetuarem a identificação das necessidades é criado um plano de ação que permita dar resposta adequada às necessidades do estudante. Em situações que é necessário uma psicoterapia mais estruturada e com intensidade e duração maiores, é feito um encaminhamento para um profissional de saúde mental externo.
Esclarece as tuas dúvidas sobre qual a terapia mais indicada para o teu caso, ou sobre com quem fazer estas terapias.