Com a ajuda de um profissional é possível perceber o que se passa
A Organização Mundial de Saúde define a saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, mais especificamente a saúde mental como o estado de bem-estar no qual o indivíduo expressa as suas capacidades, lida com o stress normal da vida, trabalha de forma produtiva e frutífera e contribui para a comunidade em que está.
Todos podemos em algum momento da nossa vida passar por dificuldades psicológicas. Existem diferentes tipos de disfunções ou perturbações que podem surgir com menor ou maior gravidade e com sintomatologia diversa, afectando o funcionamento quotidiano. Com a ajuda de um profissional é possível perceberes o que se passa e melhorar o teu bem-estar geral. Apresentamos-te de seguida algumas das perturbações no âmbito da saúde mental.
Pessoas com problemas de ansiedade geralmente têm pensamentos ou preocupações intrusivas
A ansiedade geralmente surge perante uma situação stressante ou significativa (por ex. um exame, apresentação de trabalho, etc.) após essa situação ou evento a ansiedade desaparece. No entanto, os problemas de ansiedade surgem quando a pessoa sente níveis desproporcionais de ansiedade não ajustadas às situações, alterando o funcionamento mental e físico.
Segundo a American Psychological Association (APA), pessoas com problemas de ansiedade geralmente têm pensamentos ou preocupações intrusivas recorrentes, bem como podem apresentar sintomas físicos, como sudorese, tremores, tonturas ou batimentos cardíacos acelerados.
Na depressão o sentimento de tristeza é constante e persistente
Em algum momento das suas vidas as pessoas podem sentir-se tristes ou deprimidas.
Na depressão o sentimento de tristeza é constante e persistente, algumas das suas manifestações são a perda de prazer e interesse pelas coisas quotidianas e outrora importantes, perda ou ganho de peso, insónia ou sonolência excessiva, falta de energia, incapacidade de concentração, sentimentos de inutilidade ou culpa excessiva e pensamentos recorrentes de morte ou suicídio.
Os estados de humor variam entre mania e depressão
Caracteriza-se por alterações de humor extremas por um período longo (no mínimo uma semana). Os estados de humor variam entre mania (euforia, excesso de energia, sensação de invencibilidade, etc.) e depressão (baixa energia, tristeza, pessimismo).
Associação de Apoio aos Doentes Depressivos e Bipolares: https://www.adeb.pt/.
Pode envolver comer muito ou pouco
A pessoa experiencia problemas com a alimentação, afectando os comportamentos, pensamentos e emoções relacionadas com a comida.
Pode envolver comer muito ou pouco, ou ficar demasiado preocupado com a forma e peso corporal.
Consulta no Hospital Santa Maria: https://bit.ly/2RG0NHw
A personalidade é o que nos distingue enquanto pessoa
A personalidade traduz-se na forma de pensar, sentir e agir na relação com os outros e é o que nos distingue enquanto pessoa. Quando os traços de personalidade são inflexíveis, persistentes e prejudicam as relações sociais, causam sofrimento e não levam em conta as expectativas da cultura na qual o indivíduo está inserido, podemos falar em perturbações da personalidade.
A dependência manifesta-se não só no consumo ou abuso de substâncias psicoativas
Manifesta-se pelo uso compulsivo de substâncias, com consequências negativas físicas e psicológicas, a curto e a longo prazo. A dependência manifesta-se não só no consumo ou abuso de substâncias psicoativas (por ex. álcool e drogas) mas jogo, compras, etc…
Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD): http://www.sicad.pt/PT/Cidadao/LinhaVida/O_que_e/Paginas/default.aspx
São vários os motivos que podem provocar comportamentos auto-lesivos
São vários os motivos que estão na origem de comportamentos auto-lesivos: para diminuir ou auto regular sentimentos de dor (ex. cortar-se ou ingerir uma medicação numa dose superior à terapêutica), como uma forma de gerar sentimentos, (sentir alguma coisa mesmo que seja dor), mas também como um meio de modificar situações de contexto social (ex. deixar de ser vítima de bullying).
Estes pensamentos podem persistir no tempo e trazer muita angústia e sofrimento
As pessoas sentem o desejo de acabar com a própria vida quando não conseguem suportar a dor e as dificuldades que estão a passar naquele momento. Geralmente, estes pensamentos suicidas surgem associados a algum problema físico (ex. dor crónica), psicológico (ex. depressão) ou algum evento stressante (ex. morte de uma pessoa querida) que a pessoa não está capaz de lidar naquele momento.
Os sintomas incluem a incapacidade de manter o foco, hiperatividade e impulsividade
A perturbação de hiperatividade e déficit de atenção (PHDA) é uma das perturbações mais comuns em crianças, embora também afete jovens e adultos, com uma maior percentagem de incidência em elementos do sexo masculino. Os sintomas incluem a incapacidade de manter o foco, hiperatividade e impulsividade.
Mais informação em: www.cadin.net